• Aline Dalcin

“Sua Biologia se torna sua Biografia”



Essa citação mostra como nossas histórias realmente se manifestam dentro de nossos corpos. Uma das primeiras perguntas que podemos fazer é “como é seu relacionamento com sua mãe?” Pode ser uma pergunta bastante direta, mas as implicações da resposta são profundas.


Se não nos sentimos seguros aos cuidados de nossa mãe, podemos ter problemas para nos sentir seguros no mundo. Se não sentimos que fomos cuidados adequadamente, podemos cair em padrões de resistência ao cuidado ou orientação de cuidadores, como médicos ou terapeutas. Há inúmeras maneiras pelas quais nosso relacionamento com nossa mãe se expressa em nossas vidas diárias.


Aqui está um exemplo de um estudo que aponta como nossa história afeta nossa biologia. Nos anos 50, os pesquisadores da Harvard Medical School fizeram aos alunos de 21 anos uma pergunta simples de múltipla escolha – marque a caixa que indica o tipo de relacionamento que você tem com cada um de seus pais. As escolhas foram ‘muito próximas’, ‘calorosas e amigáveis’, ‘tolerantes’ ou ‘tensas e frias’.


35 anos depois, eles os entrevistaram novamente e os resultados foram notáveis: 91% dos participantes que disseram que o relacionamento com a mãe era “tolerante” ou “tenso e frio” foram diagnosticados com um problema de saúde significativo. Questões como doença arterial coronariana, hipertensão, alcoolismo, etc. Se a pessoa disser que seu relacionamento com a mãe é “caloroso e amigável” ou “muito próximo”, apenas 45% deles têm um problema de saúde grave. Números semelhantes foram relatados para os participantes que descreveram seu relacionamento com o pai: 82% versus 50%.


Talvez o mais surpreendente – se os participantes tiveram um relacionamento tenso ou frio com os dois pais, 100% deles foram diagnosticados com um problema de saúde significativo quando foram entrevistados novamente aos 56 anos.


É por isso que trabalho com as imagens que as pessoas têm de seus pais. Se eles estão vivos ou falecidos, o relacionamento que formamos com eles (ou não se formou) tem um grande impacto em nossas vidas. Se esses vínculos são tensos, trabalhar com eles pode ter um impacto de longo alcance.


@alinedalcinoriginal

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo