• Michele Mocellinn

Soft Skills: Como estão as suas, Empreendedor?

Você que é empreendedor e se relaciona com pessoas o tempo todo, se preocupa em desenvolver suas “habilidades comportamentais”, também conhecidas como soft skills?Sabia que elas são fatores determinantes para a construção de um bom relacionamento pessoal e interpessoal?



O comportamento empreendedor já exige habilidades como inovação, criação e identificação de oportunidades, mas é necessário ir além.


A forma como você se relaciona com os seus clientes, funcionários e parceiros em geral, é baseada no seu comportamento, e esta é a peça-chave para bons resultados.


As soft skills são necessárias para todo tipo de profissional por serem habilidades acessadas o tempo todo. Elas aparecem em cada negociação, venda, feedback e conversa que você tem. Algumas delas que vamos falar em seguida, são de extrema importância para o alcance dos resultados, sejam financeiros ou na fidelização dos seus clientes.


As habilidades mais importantes para isso, são:


- Pensamento Crítico: Fazer julgamentos racionais sobre diversos cenários e pensar fora da caixa, será uma competência determinante.

- Empatia: Saber se colocar no lugar do outro e ouvi-lo na sua essência torna seu mundo profissional mais humanizado e você um profissional mais completo.

- Negociação: Essa eu já adianto para você que necessariamente deve carregar duas das habilidades que vou citar posteriormente, a comunicação e a inteligência emocional (elas precisam se complementar). Considere os elementos da teoria e prática para obter sucesso em uma negociação, como gerir sua emoção no momento, expressar claramente o seu ponto de vista e principalmente, saber ouvir.

- Comunicação: Sua comunicação deve ser assertiva e eficiente, beneficiando suas relações interpessoais o que também possibilita um maior engajamento com os seus clientes e funcionários.

- Inteligência Emocional: Saber gerir suas emoções é sinônimo de maturidade e autoconhecimento, trazendo resultados significativos no campo profissional.


E por último e essencial, a habilidade de influenciar e liderar pessoas. Ela permanece no topo das mais exigidas por empresas e profissionais ativos. Em pesquisa recente, segundo a Udemy, empresas bem lideradas resultam em 89% de comprometimento por parte dos funcionários.


Se você quer atingir níveis elevados em todos os setores da sua empresa, invista também em você.


Michele Mocellinn

Master Executive Coach

Mentora Especialista em Carreira


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo