• Maristela Gonçalves

Quociente Emocional, podemos Desenvolver?

Olá,


Quando falamos sobre Quociente Emocional, esta pergunta sempre aparece, afinal temos como aprender a desenvolver nossa área Emocional? Claro que sim!!!! Ora, assim como podemos explorar o nosso QI – Quociente de Inteligência de acordo com nossas experiências, assim também somos capazes de identificar e desenvolver adequadamente o nosso QE - Quociente Emocional, que é um conjunto de fatores comportamentais, tais como a capacidade de identificar e gerenciar nossas próprias emoções, bem como entender e ter empatia pelas emoções das outras pessoas.


O QE traz impactos positivos para aqueles que buscam desenvolve-lo cada dia mais, pois assim conseguem compreender o controlar seus impulsos, suas reações e estabelecer comunicação efetiva nas relações estabelecidas com os outros seja no âmbito familiar, social, profissional e na esfera afetiva, podendo assim lidar melhor com seus sentimentos, emoções, paixões, estabelecendo laços positivos em todas essas relações. Saber se relacionar de maneira equilibrada com seu QE permite que estejamos atentos, mantendo controle sobre nossas emoções na nossa vida diária, pois em muitas ocasiões as emoções tem fator de influência decisivo nas nossas ações, ainda que de maneira inconsciente.

Para que possamos exercer toda nossa capacidade emocional, devemos fazer um profundo mergulho no Autoconhecimento, fazer uma análise da nossa autoconsciência emocional para reconhecer nossos pontos fortes e nossos pontos fracos, os nossos sentimentos, emoções e como isso pode afetar nossos comportamentos, nossas reações e tomadas de decisão. Desenvolver o Autocontrole pois é através dele que vamos regulando nossas emoções para que uma emoção negativa não reduza a potência de uma emoção positiva e seus benefícios, não permitindo que fiquemos reféns dos nossos impulsos.

Manter nossa Automotivação sempre de maneira elevada para que possamos buscar motivos e estímulos que nos levem a alcançar nossos objetivos. Reflita e responda: O que te move todos os dias? Exercer a Empatia, reconhecer as emoções e os sentimentos dos outros para que possamos estabelecer vínculos e estreitar laços duradouros. As pessoas empáticas são as que conseguem ter mais habilidade nas competências do QE.

Estabelecer Relacionamentos Interpessoais positivos, utilizando de uma comunicação adequada com o Perfil Comportamental de cada um, respeitando as diferenças, compreendendo o que os outros estão sinalizando seja através da linguagem verbal, bem como através da linguagem não verbal, pois o corpo expressa claramente o que muitas vezes a sua boca não consegue dizer.

Lembre-se:


Saber equilibrar o QI – Quociente de Inteligência e o QE - Quociente Emocional, pode determinar o seu sucesso ou fracasso na área pessoal e profissional, e em todas as relações estabelecidas no dia a dia.

Maristela Gonçalves

Psicóloga e Master Coach

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo