• Aimée Rissi

Por que preciso ser Educado Financeiramente?



Ainda estamos passando por um momento desafiador e sem prazo de término com a pandemia. Infelizmente. E o problema do isolamento social decretado a nós por tanto tempo, afetou nossas vidas e uma das Áreas que precisaram ser modificadas e reavaliadas foi a Financeira.


A busca pela Educação Financeira vem crescendo, principalmente com o problema da pandemia. E as perguntas que mais recebemos sobre este assunto são as seguintes: O que é Educação Financeira? Por que Preciso ser Educado Financeiramente?


O que é Educação Financeira?


Educação Financeira é um processo no qual nós recebemos informações sobre finanças e com essas informações, passamos a entender melhor a nossa relação com o dinheiro. E passamos a lidar melhor com o dinheiro e a fazer melhores escolhas ao usá-lo.

Por que preciso ser Educado Financeiramente?


Na medida que buscamos informações e entendemos melhor sobre este tema, passamos a ter mais consciência sobre o uso do dinheiro e avaliamos melhor o andamento de nosso orçamento.


Aprendemos a ter clareza sobre nossas receitas, nossos gastos, nossos investimentos, a importância de poupar, além de ver melhor as nossas metas, principalmente as de longo prazo.


É apresentado um caminho para que façamos as melhores escolhas, supra nossas necessidades e consigamos aproveitar as oportunidades que surjam em nossas vidas e, com a vida financeira planejada e equilibrada, o segundo passo é a realização dos nossos sonhos. Esses são alguns dos motivos pelos quais devemos ser educados financeiramente.


Enfim, a Educação Financeira nos proporciona uma qualidade de vida melhor através do Dinheiro.


E para incentivar você a buscar e se aprofundar sobre este assunto tão importante, vou compartilhar 4 dicas. Leia com atenção, pois será fundamental para que consiga proporcionar uma melhora na sua qualidade de vida e daqueles que o (a) cerca:


Converse sobre Dinheiro sempre que puder com as pessoas certas: Finanças ainda é tratado como um tema “tabu” e isso é nocivo, pois quando resistimos em trabalhar sobre um assunto, nos impedimos de aprender e buscar conhecimento. Portanto, é essencial falar sobre dinheiro. Sendo assim, converse com outras pessoas, principalmente as de que você mais confia, sobre este ponto. Torne-o um tema próximo da sua realidade de vida e daqueles que convivem com você.


Estude sempre sobre o Assunto: sem buscar conhecimento não haverá possibilidade de aprender. A oferta de informações é vasta e pode escolher os meios que melhor se adaptar: eventos (presenciais e on-line), cursos, artigos, livros, vídeos que ensinam sobre finanças, sem falar nas mentorias.

Não temos mais desculpas para não pesquisar e estudar sobre finanças. Definitivamente NÃO!!!


Pratique o que aprender: não adiantará NADA pesquisar, ler, assistir a uma infinidade de cursos, palestras, vídeos se não colocar todo o conhecimento que adquirir na prática. Você não vai ter o resultado de que precisa. Sem executar, não haverá crescimento, não haverá resultado.


Tenha paciência: como não tivemos um ensinamento sobre este assunto, acabamos agindo de forma imediatista e queremos ver o resultado rápido demais. Como não conseguirmos ter este resultado que desejamos no nosso tempo, acabamos desistindo no meio do caminho. Esta dica final é crucial para que você consiga viver os resultados esperados. TENHA PACIÊNCIA! Muita paciência mesmo! Este é um trabalho que gosto de comparar com a Lei da Colheita. Você precisará ser paciente para preparar a terra, adubar, preparar a terra, regar, limpar o terreno, para depois colher no seu tempo determinado. Quanto mais paciência tiver, melhor será a sua colheita. NENHUM RESULTADO nesta vida você terá DO DIA PRA NOITE!


E gostaria de finalizar este artigo compartilhando uma frase de que gosto de usar nas palestras e aulas que ministro. Esta frase é muito interessante e sintetiza com propriedade a importância de sermos educados financeiramente. Ela foi retirada do Livro “Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker:


“Ou você controla o dinheiro ou ele o controlara” T. Harv Eker

Através da Educação Financeira, você poderá controlar seu Dinheiro, poupar e investir em seu futuro e realizar seus sonhos.


Beijos e até mês que vem.

Aimée Rissi

Educadora Financeira



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo