• Kalinka Carvalho

Planejamento: O segredo de uma boa organização pessoal.



Já ouviu aquele ditado que a grama do vizinho é sempre mais verde que a sua? Você passa muito tempo observando o que os outros estão fazendo? Fica se perguntando como será que conseguem fazer tantas coisas e você não?


Simples, você não está sabendo usar seu tempo da melhor maneira, e esse tempo que fica olhando o que os outros estão fazendo, poderia ser utilizado para você e seu negócio.


Um ano tem 12 meses, 365 dias e 8.760 horas e sabe por que muitos de nós não conseguimos fazer tudo que queremos? A resposta é: falta de planejamento. Essa é uma técnica fundamental e no artigo de hoje vou ensinar como fazer um bom planejamento.


1º) Retire da sua cabeça tudo e coloque no papel. Escreva o que costuma fazer diariamente e mensalmente na vida pessoal e no trabalho. Nada de mentir hein? Com esse exercício você irá verificar onde está desperdiçando seu tempo. Esse é o mapeamento de suas tarefas.


gif

2º) Agora que identificou o que faz está na hora de criar uma rotina. Levamos cerca de 20 a 30 dias, para fazer com que uma ação básica se torne um hábito. A criação de rotinas pessoais e de trabalho são importantes para criação de hábitos mais saudáveis. Que tal criar uma rotina de leitura, de estudos, de trabalho, de cuidados pessoais. Tudo isso é importante em nossa vida e não podemos deixar de lado.


3º) Identifique os tipos de tarefas que realiza (importante, urgente ou circunstancial)

- Importante é tudo aquilo que tem tempo para ser feito e que traz resultados mais efetivos seja a curto, médio ou longo prazo.

- Urgente é o que deixamos de fazer e agora precisa fazer imediatamente.

- Circunstancial são atividades que consomem tempo à toa. Sabe aquela reunião que foi chamado para ir e você nem sabe o que está fazendo lá? Essa é uma típica atividade circunstancial.


4º) Avalie quais são as suas prioridades. Três tarefas importantes que devem ser realizadas. Uma dica é sempre comece pelas tarefas mais difíceis e depois faça as mais fáceis.

Viu como é fácil fazer um planejamento? Usar um caderno, um aplicativo, software, não importa, você escolha a sua ferramenta de organização, mas precisa

a) Mapear tudo;

b) Criar rotinas;

c) Separar os tipos de tarefas;

d) Definir prioridades.


Você pode fazer o planejamento o diário, semanal, mensal, trimestral, semestral e o anual. Eu recomendo que comece pelo semanal. Por aqui, todo domingo eu faço o meu, vejo tudo que tenho programado para semana, organizo o que precisa ser feito e divido as tarefas durante a semana, assim fica mais fácil e não gera estresse. Lembre-se sempre de deixar espaços vazios na agenda.


Além do planejamento é necessário cuidar de você, então segue as dicas finais:

· Descanse! Para você que vive estressado e dorme mal, tenha um caderno ao lado da cama e antes de dormir escreva nele tudo que “precisa” fazer no dia seguinte, verá como irá dormir mais tranquilo.

· Cuide de você! Alimente-se bem, tome água e se exercite. Se você não estiver bem de saúde seu corpo e sua mente também não estarão.


Planejar e organizar o tempo no trabalho e na vida pessoal garante maior produtividade e eficiência. Então, borá se planejar?

Kalinka Carvalho

Consultora em Organização e Produtividade


8 visualizações0 comentário