• Priscilla Caminha

Pare de se Sabotar com as Comparações!

Atualizado: Jun 22

"A grama do vizinho está sempre mais verde..."



Essa é a sensação que todos nos temos ao olhar, hoje, para as redes sociais.


Sim, a vida do outro parece mais bem-sucedida, glamourosa, agitada e feliz. É quando as comparações acontecem. Temos o triste hábito de nos comparar e isso acaba ocasionando desânimo, tristeza e frustração. Uma tendência humana que é extremamente prejudicial.

Quando entendemos o efeito negativo que isso nos traz e paramos com as comparações, nos sentimos mais livres e prontos para viver uma vida plena e de realizações.

Entenda: se inspirar não é se comparar. O processo de inspiração é essencial para quem deseja evoluir com base e parâmetros. Ter pessoas ao seu redor que te inspiram a crescer, a melhorar, a conquistar é incrível. Pessoas que já alcançaram êxito e que te mostram que é possível. Você não deseja a vida dela, mas se inspira nela pela força e determinação que ela teve para chegar lá e aí deseja a sua vida e a melhor versão de si mesma.

As comparações te distanciam do seu propósito! Te direcionam para uma vida ansiosa, incompleta, e infeliz e para decisões erradas, que muitas vezes, não refletem você!


Seu caminho é sua história. E com ela, detalhes e particularidades que só você irá vivenciar. Você é único. A sua vida é única.


"Se você mira as estradas dos outros corre o grande risco de se perder." (Tiago Belotte)

Decida hoje viver e se autoconhecer sem mais comparações!


E para te ajudar nesta decisão, separei aqui 7 SUPER MOTIVOS para você parar de se comparar com outros a partir de agora: 1. Você o palco, não o bastidor! Todos nós vivemos bastidores... Mas, quando nos comparamos, evidenciamos o palco do outro, o resultado, e não tudo o que ele precisou viver e passar para chegar lá. E no palco, tudo é lindo, perfeito e cheio de luz! Pare de se iludir! A verdade é que o seu caráter, o seu conhecimento, tudo de fortalece através do que você vive no bastidor. O palco representa apenas 1% de você e da sua história (e isso serve para o outro também, aquele em que você fica teimando em se comparar). 2. Você não é o outro. Somos seres únicos, singulares, com pontos fortes e fracos. Sim, todos nós temos os 2 lados da moeda. Você não é o outro e nunca será e vice-versa. Entenda isso e se liberte! Se conheça de verdade, aceite que é, evolua todos os dias e descubra o seu propósito.

3. Você perde tempo e o seu tempo é precioso! Pare de desperdiçar o seu valioso tempo com comparações que não te levam a lugar algum, pelo contrário, só te atrasam e paralisam. Invista tempo em autoconhecimento e desenvolvimento para que você encontre sempre a sua melhor versão e possa viver a vida nasceu para viver: a sua!

4. Você vive uma vida frustrada! Se você começa hoje a fazer leves caminhadas e se compara negativamente a alguém que corre maratonas, se sentira para trás e não se alegrará com as metas e realizações que alcançará. Pare de viver um ideal de onde você “deveria estar” ou o ideal de onde “o outro está”! Viva o seu momento, o seu tempo, o seu crescimento e faça de cada conquista um motivo para comemorar, afinal, é a sua conquista.

5. Você foca na pessoa errada. Entenda de uma vez por todas: você não pode controlar nada sobre as outras pessoas. Você só pode controlar você. Então, mantenha o seu foco em desenvolver você, sendo melhor todos os dias.

6. Se comparar aos outros só vai te estressar mais e te fazer ingrato.

Quando perdemos tempo observando e focando toda a nossa atenção nos outros, perdemos as coisas importantes que acontecem na nossa vida, aumentamos o nosso estresse por tudo o que o outro conquista e faz e com isso, deixamos de agradecer por tudo o que conquistamos ao longo da caminhada. É nocivo demais!


gif

7. Se comparar é perigoso para a saúde mental.

Nos compararmos com os outros também é um perigo para a saúde mental. Quanto mais nos concentramos em outras pessoas, mais nossa própria vida escapa de nossas mãos e nos deixa instáveis. Aprenda a amar e apreciar quem você é, pensando positivamente. Se elogie diariamente e observe até mesmo suas realizações menores, mantenha seu eu, sua saúde mental em alta e se concentrar mais nas coisas que te fazem ser quem é e no que faz sentido para você.


“A razão pela qual lutamos com a nossa insegurança é porque comparamos nossos ‘bastidores’ com o filme de ‘melhores momentos’ da vida dos outros”. (Steve Furtick)

Não existe vida perfeita, pessoa pessoa, profissional perfeito! Entenda: na rede social todo mundo posta o que quer, mas nem sempre o bastidor é postado ;)

FOQUE SUA ENERGIA em ser feliz, pleno e de realizado todos os dias, dentro e fora do digital.


Se aceite, respeite, descubra o seu propósito e se desenvolva sempre em busca da melhor pessoa que você pode ser todos os dias: VOCÊ!


Combinadinho, empreendedor?

Priscilla Caminha

Mentora de Realizadores

Palestrante & Escritora


20 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo