• Juliana Alano

Organização Financeira: Uma necessidade para famílias e negócios!

Atualizado: Jul 19

Nasci em uma cidadezinha chamada Timbé do Sul, em Santa Catarina, e aos 8 anos, fui morar em Canela, no Rio Grande do Sul, devido uma enchente no Natal de 1995. Acredito que todos na vida recebemos muitas chances de melhorar e uma tragédia pode trazer muitas mudanças.


Neste caso, morar em uma cidade em desenvolvimento contínuo permitiu que meus pais recomeçassem. Tudo o que sou devo muito a eles e as minhas irmãs mais velhas. Foram eles que me ajudaram a enfrentar um grave problema de saúde que me acamou por 12 meses, processo de quimioterapia e uma cegueira nos dois olhos, inexplicada pela medicina.


E um verdadeiro milagre se realiza para uma jovem de 17 anos cheia de fé. Não apenas na questão de saúde, mas também nos aspectos pessoais e profissionais. Cursando administração sem ter um real no bolso, o caminho foi arrumar quatro empregos para fazer o sonho de estudar e ser professora se concretizasse.


O caminho foi longo e desafiador, mas depois de 15 anos, um currículo admirável se tornou possível. Hoje, além de passar conhecimento dentro da sala de aula e nas empresas que atuo como consultora, consigo levar conhecimento para milhões de pessoas através dos livros, colunas de jornal e programas de rádio e televisão.


O mundo das finanças e o despertar de uma missão


Os números sempre fizeram parte da minha vida, mas o universo das finanças surgiu quando um amigo muito especial, me convidou a fazer uma formação de coach financeiro com Roberto Navarro. Lucas Resser não só me apresentou o universo das finanças como foi um dos maiores incentivadores para que eu desenvolvesse uma carreira na área. Não foi nada fácil levantar a bandeira da educação financeira, encarar o preconceito de ser uma mulher trabalhando em um universo até então dito masculino.


Sem dúvidas é um problema que todos querem mudar, mas o receio de expor suas dificuldades fala mais alto e abordar um assunto que até há um ano não se aprendia nem em casa, muito menos na escola, é um desafio constante. O que posso afirmar com toda certeza do mundo é que a realidade só muda quando temos conhecimento e domínio sobre o assunto. E esta é minha missão, levar educação financeira para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Coordenação do livro "Educação e Gestão Financeira: coisas que ninguém te conta"


Todos os anos ficamos sabendo de muitos negócios inovadores que fecham suas portas antes de completar dois anos e uma das causas mais comuns é a falta de gestão financeira. Mas como ter gestão financeira na empresa se os seus empresários não têm educação financeira nem para gerir sua vida? O livro "Educação e Gestão Financeira: coisas que ninguém conta" aborda as questões práticas do dia a dia que inicia dentro da sua casa e se estende ao seu negócio.

Esta obra é o segundo trabalho realizado com a Editora Conquista (o primeiro foi como coautora do livro "Coach que Realiza e Transforma", lançado em 2019). Fazer a coordenação é desafiador, exige disciplina e muito trabalho, por outro lado, a visibilidade e autoridade que você desenvolve são imensuráveis, pois muitas portas se abrem.


"Sua vida pode mudar só depende de você, afinal cada um tem o sucesso que merece!"

4 visualizações0 comentário