• Aimée Rissi

Organização Financeira: Por onde começar?

Olá! Estou muito feliz em participar deste Projeto lindo liderado pela minha querida mentora Priscilla Caminha.


Me chamo Aimée Rissi, sou Educadora e Organizadora Financeira e a partir deste mês, estaremos juntos todos os meses para aprendermos mais sobre uma área muito importante de nossas vidas: a Financeira!!!

E hoje gostaria de falar de um assunto essencial para que você comece a pensar e trabalhar antes mesmo de fazer suas contas, seu orçamento, cortar, reduzir gastos, poupar ou investir, combinado?


Então vamos ao que interessa!!!


Muitos de nós desistimos de trabalhar com as nossas Finanças antes até mesmo de começar, por um motivo:


não entender que o Cuidado com o Dinheiro começa pela mente!



Nossa mente é muito poderosa, e não entendermos isso nos afasta do cuidado com o Dinheiro sem nem percebermos.


Quando trabalhamos nossa mente para ter algum resultado, teremos maior propensão em conseguir. Afinal, fazer as contas somente por obrigação, por que TEM QUE FAZER, sem propósito, você não conseguirá fazer por tanto tempo. Dedicar-se às suas Finanças será muito mais desafiador e mais cansativo. Ou melhor, será CHATO mesmo.


Portanto, antes de começar a fazer suas contas, procure um ou alguns motivos para te incentivar e te nortear a trabalhar com seu Dinheiro. Pode ser o crescimento do seu Negócio, viajar, ajudar a família, investir para a faculdade de seu filho, realizar a festa de 15 anos de sua filha, sua Liberdade Financeira, por exemplo.


É claro que as razões pelas quais você começará a tratar melhor o seu dinheiro, podem não “aparecer” da noite para o dia. Será necessário você meditar um pouco e refletir, até encontrar. Por isso, para te ajudar, deixarei algumas Dicas a fim de que consiga encontrar “o seu porquê” e comece a Cuidar das Suas Finanças Já!


1) Veja o Dinheiro como uma Ferramenta: o dinheiro é um meio que te ajudará na realização dos “seu porquê”. Por isso, entenda de uma vez por todas que é necessário saber manusear bem esta ferramenta que lhe é entregue todos os meses. Faça suas contas, veja quais são suas despesas que estão estáveis e as que necessitam ser reduzidas ou cortadas. Comece a investir em seu presente e em seu futuro. Enfim, quanto melhor você dominá-lo, melhor.


2) Cuidado com suas Crenças Limitantes! Ao longo de nossas vidas crescemos ouvindo frases e ideias de todos os tipos, quer sejam boas, que nos ajudam a crescer e evoluir, quer sejam aqueles que acabam nos limitando e nos impedindo de crescer. Alguns dos pensamentos que não são tão bons podem nos impedir de crescermos financeiramente. Pensamentos como estes “Não tenho Dinheiro”, “Só é rico quem é ladrão”, “Só pode ser rico que nasceu no berço de ouro”, “Só poderei ser rico se ganhar na loteria”, “Nunca poderei ser rica”, “Os ricos são esnobes” exemplificam alguns dos pensamentos limitantes que temos. E estas frases, por estarem por tanto tempo em nossas mentes, nos induzem institivamente a trabalharmos contra o nosso próprio dinheiro. E é muito nocivo se empenhar para ter suas Finanças em ordem e não ver resultado simplesmente porque nossa mente não acredita que conseguiremos, por termos pensamentos contrários aos nossos porquês.


3) Planeje seus Sonhos e Crie suas Metas: Já sabe quais são os seus sonhos? Então é a hora de você transformá-los em metas e assim materializá-los. Seja claro e específico com elas. Sem você transformar seus sonhos em metas, a realização ficará mais distante. Saiba exatamente qual é a meta, trace o tempo que será realizada, quanto custará e coloque a importância desta meta. Com isso formado, será mais estimulante fazer as usas contas, pois será o primeiro passo para a sua realização.


4) Acredite que Pode Realizá-los: não adiante você ter um trabalhão e não acreditar que consegue realizá-los. Você necessariamente deverá acreditar que tem a capacidade de fazê-los acontecer! Não tenha medo e tenha fé. Aposte em si mesma (o)! Sem acreditar, não irá muito longe.


5) Coloque o seu porquê em Ação: Não adiantará nada preparar a mente, acreditar e “ficar por isso mesmo”. Após trabalhar suas crenças, examinar seus sonhos, coloca-los em metas e planejar de forma específica, Entre em AÇÃO! Comece a fazer, sem procrastinar, sem desanimar, sem desistir. Uma das partes do nosso crescimento, em qualquer área das nossas vidas, é colocar o aprendizado em prática. Sem executar, não há avanço, não há realização! Então, arregace as mangas e vamos ao trabalho!!!


6) Tenha Disciplina, Persistência e Foco: Esta dica é poderosa para você concluir esta jornada rumo à realização. Sem usufruir deste tripé, será desafiador fazer concretizar os seus “porquês”. A disciplina te ajudará e muito a se dedicar ao planejamento que você mesma (o) formou. A persistência a (o) estimulará a fazer, fazer, fazer e fazer sem parar no meio do caminho. Você cuidará das suas Finanças sempre. Nos dias bons ruins, legais, tristes, todos os dias. Todos os dias. E o foco será um aliado para que você não se perca e acabe cuidando de Suas finanças sem o propósito inicial.


gif

Espero que ajude em sua caminhada rumo à Organização das suas Finanças e sua Prosperidade.


Beijos e Até Mês que vem!


Aimée Rissi

Educadora Financeira

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo