• Kalinka Carvalho

O que é Organização Pessoal e o que você precisa para começar a se organizar?

O empreendedorismo nada mais é que uma iniciativa de implementação e/ou reestruturação de negócio. São identificados oportunidades e/ou problemas e se desenvolve soluções. Para o teórico Joseph Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações e segundo o físico e químico Michael Faraday, as cinco habilidades empreendedoras para o sucesso são: concentração, discernimento, organização, inovação e comunicação.


Fonte: Freepik


Um empreendedor é um realizador e para conseguir colocar seus planos em ação é necessário muito planejamento e organização. A pesquisa é importante para se ter dados concretos do que pode ou não dar certo, a hipóteses são necessárias para testar as aplicações e para que se tenha uma visão do todo, é importante que se tenha tudo organizado e planificado.


E onde entra a organização pessoal nessa história? Primeiro você precisa entender que cada pessoa é única e tem a sua forma de trabalhar e se organizar internamente e externamente. Então mesmo trabalhando em equipe cada pessoa tem suas experiências, habilidades, conhecimentos e competências. E para que ela consiga transmitir isso para o próximo, sejam parceiros, sócios, fornecedores, clientes etc. ela precisa de um mínimo de organização pessoal.


A falta de organização traz muitos prejuízos como: perca de tempo, desperdiço de dinheiro, retrabalho, estresse, nervoso, frustração, entre outros. Com a organização é possível equilibrar vida pessoal e profissional, assumindo assim o controle da sua vida. Organizar ajuda a planejar melhor e a ter uma visão estratégica e realista do cenário. Sendo assim todo empreendedor em busca de sucesso precisa se organizar para atingir seus objetivos.


Existem diversas ferramentas, técnicas e metodologias que pode ajudar a sua organização pessoal, que consequentemente te ajudará a sua organização empresarial. Sempre digo e repito: "Organização é um processo você precisa encontrar as ferramentas corretas para que consiga se organizar". Quando encontramos as ferramentas certas a organização se torna muita mais fácil e intuitiva.


Anote o que você precisa para se organizar:


  1. Agenda para anotar compromissos;

  2. Gerenciador de tarefas para anotar as tarefas;

  3. Suporte aos seus projetos;

  4. Local para armazenamento de arquivos;

  5. Saber identificar as prioridades;

  6. Ter foco e não procrastinar;

  7. Escolher as ferramentas, metodologias e técnicas corretas;


Vale lembrar que compromisso é diferente de tarefa. Tudo que tem hora e data marcada é compromisso, não podemos mudar. Já a tarefa são atividades que devemos fazer que não tem data ou horário certo, essas podemos distribuir nos espaços do nosso tempo para realizá-las. Sabendo disso fica muito mais fácil administrar seu dia a dia. Os projetos por sua vez são conjuntos de tarefas que possuem começo, meio e fim, ou seja, ações que depois de concluídas chegam a um objetivo final, diferente das tarefas corriqueiras que temos que fazer todos os dias.


Há momentos que vamos deixando algumas tarefas de lado, isso é o que chamamos de procrastinação. Ela pode ser considerada a maior inimiga da rotina, caso você não consiga fugir ou “lidar” com dela. Lembrando que todo mundo procrastina, é normal e faz parte da vida, porém viver procrastinando faz muito mal. E porque procrastinamos:


• medo do desconhecido

• perfeccionismo

• insegurança

• preguiça / cansaço

• distrações

• obrigação

• por falta de informação ou habilidade


Como podemos evitar a procrastinação:


• Respeitar seu corpo e sua mente (Autoconhecimento);

• Avaliar cada tarefa e dividi-las em tarefas menores;

• Rotular os motivos da sua procrastinação;

• Usar ferramentas, técnicas e metodologias que te ajudar a procrastinar menos;

• Criar motivações para te ajudar a realizaras as tarefas;


Enfim o segredo da produtividade é conhecer muito bem o seu perfil e escolher ferramentas que te ajudem a procrastinar menos. Use listas e checklists para te ajudar e evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Já foi comprovado cientificamente que o corpo não consegue focar em mais de uma atividade ao mesmo tempo. Então você pode até “estar” conseguindo fazer coisas ao mesmo tempo, mas não com o foco que deveria, ou seja, fará algo errado ou malfeito, e terá retrabalho posteriormente.


Seguindo apenas algumas dessas dicas, verá como se sentirá mais tranquilo e produtivo para realizar todas as atividades da sua vida. Sejam as rotineiras, sejam os projetos de curto, médio e longo prazo. Boa Sorte!


Kalinka Carvalho

Consultora em Organização e Produtividade


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo