• Priscilla Caminha

Gestão Empreendedora

Qualquer negócio bem-sucedido, de pequeno, médio ou grande porte, precisa ter uma liderança humana, eficaz, comprometida e de resultados.

Liderar implica em construir um time alinhado, inspirado e motivado, mesmo diante dos altos e baixos e das dificuldades que aparecerão durante a jornada.


Engana-se quem pensa que quem empreende não precisa aprender a gerir. Uma boa gestão será fundamental para o processo de crescimento do negócio.


Pessoas se conectam de pessoas e compram de pessoas. Hoje, a forma como você faz a sua gestão de pessoas e a maneira como gera confiança em uma equipe são simplesmente alicerces fundamentais para que tudo flua da melhor maneira possível.


A verdade é que, quando pensamos em equipes corporativas, a confiança pode ser um ponto extremamente crítico e sensível, que pode levar a desmotivação dos membros do time, impactando os resultados do negócio.


Investir em capacitação e reuniões de alinhamento e conhecer o perfil comportamental dos colaboradores, são pontos básicos para que o gestor consiga se preparar para construir confiança em cada interação.


Quando você valoriza o seu pessoal, é mais fácil estabelecer relacionamentos interpessoais e aumentar a confiança. E quando traz clareza do que espera deles, fica mais fácil criar metas e cobrar retorno.


Além disso, outro grande desafio a se vencer são os conflitos entre colegas de trabalho, que geralmente afeta toda a equipe, impactando negativamente e rapidamente a produtividade geral.


A missão do gestor é trabalhar no sentido de eliminar qualquer conflito pela raiz, antes que se tornem preocupações bem maiores. Uma consultoria externa se faz necessária para que se consiga enxergar pontos cegos, muitas vezes imperceptíveis aos olhos que quem já está dentro do “olho do furacão".


Para lidar com conflitos é necessário lembrar o time sobre a cultura e os valores da empresa. Motivá-los e trabalhar para que o engajamento, a confiança, o respeito e a positividade entre eles seja reestabelecida.



E, claro, não menos importante, construir uma comunicação eficaz e assertiva de forma que cada um saiba exatamente o que se espera dele. Redefina os padrões que reforçam os objetivos e propósitos de sua equipe. Liderança, comunicação, firmeza, humanização, capacitação constante e transparência são alguns dos pilares que fundamentam uma boa gestão.


Priscilla Caminha

Mentora de Realizadores e Consultora de Negócios

3 visualizações0 comentário