• Priscilla Caminha

Estratégias para se posicionar e vender mais!

Como você deseja que o seu produto ou serviço apareça na cabeça dos seus clientes? Já parou para pensar nisso? Como o melhor, o mais barato ou o mais exclusivo que existe? Pois é, isso tem a ver com seu posicionamento.

Hoje, ser mais um no mercado não é mais o suficiente. Você precisa se posicionar e criar estratégias para se fortalecer garantindo que seu público-alvo reconheça seu valor, seus diferenciais.


Mas, afinal, o que é se posicionar?


É ocupar uma posição de liderança e referência a partir dos diferenciais que o seu público valoriza. É conquistar um lugar especial na mente e no coração do seu cliente.


Para isso, se faz necessário construir um mapa de posicionamento que é uma ferramenta que permite que você identifique quais os diferenciais são mais valorizados dentro do seu mercado. Quais são realmente relevantes para a sua audiência, entende?


As pessoas hoje não compram preço, elas compram solução, benefícios, transparência e atenção.


Quando você aprende e reconhece o quanto isso é importante, você conquista destaque e autoridade, se conecta com o público certo que realmente precisa do que você faz e impulsiona seus resultados.


É preciso estar constantemente atualizado das novidades e tendências do mercado para se posicionar como especialista e conquistar a confiança dos clientes, aumentando as chances de vender mais.



Seja qual for o produto ou serviço que você oferece ou qual a maneira com que você realiza suas vendas — pessoalmente, pela internet ou por pessoas terceirizadas — a forma como você se posiciona e constrói relacionamento com o seu público tem grande importância e influência nos fluxos de trabalho e nos resultados que você espera e pode alcançar.


Quer começar? Vem comigo!


- Faça uma lista dos seus diferenciais, tenha clareza de como deseja ser visto e percebido pelo cliente e reforce seu poder para combater a concorrência.

- Construa uma direcionamento mais assertivo e com foco para suas ações e investimentos em marketing de conteúdo, publicidade, redes sociais e demais canais de divulgação.

- Comunique sua essência e seus valores. Isso gera identificação com o público e até com um segmento específico.

- Seja líder no segmento e gere confiança em seus consumidores. Ou seja, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque você se posiciona com seus valores e isso conecta e fideliza!

- Produza conteúdos de valor através de um planejamento estratégico.


Aplicando a técnica do SPIN Selling


É uma  técnica de vendas que surgiu na década de 80. Apesar de não ser exatamente nova, é hoje uma das principais técnicas de vendas do mundo, inclusive para empresas que atuam no mercado B2B.


Essa metodologia se refere a uma série de perguntas para orientar o profissional a moldar seus argumentos e posicionamento com base nas necessidades do seu persona.


Você faz as perguntas certas, na hora certa para incentivar o cliente a pensar de forma organizada sobre os seus problemas, mostrando que você possui a melhor solução para ele naquele momento. O acrônimo representa os pontos principais a serem explorados dentro do processo de vendas, através do posicionamento construído, para que sejam alcançados os resultados esperados:


S - Situação - Conheça o cliente

P - Problema - Descubra suas dores

I - Implicação - Entenda as consequências de suas dores

N - Necessidade - Mostre a solução para o problema, a solução que você oferece.



Conclusão?


Quando o consumidor procurar por algo relacionado ao seu produto ou serviço, é você, o seu conteúdo, a sua marca que ele precisa ter como resposta. Assim, você vai se posicionando no mercado, entendendo de verdade como ajudar através do que você faz, gerando valor, ganhando visibilidade e conquistando credibilidade. A consequência disso: resultados crescentes e constantes.


gif

Priscilla Caminha

Mentora de Realizadores

Palestrante & Escritora

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo