• Priscilla Caminha

Construindo um posicionamento claro e de sucesso (fora e dentro do digital)

Atualizado: Jun 11

Al Reis e Jack Trout, no livro Posicionamento: A batalha por sua mente, trazem dois conceitos interessantes sobre POSICIONAMENTO que eu já quero começar compartilhando com vocês: "representa como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes." e "é um sistema organizado para se descobrir uma janela no espaço da mente." Interessante, né? Calma, vamos falar mais para entender melhor isso.


A forma mais fácil de se chegar e entrar na mente de alguém, é sendo a referência, sendo o primeiro a chegar.


Posicionar-se não tem haver como seus clientes enxergam você, mas como você quer que eles enxerguem. Não se trata de como sua marca é reconhecida, mas sim de como você quer que ela seja reconhecida. Posicionamento é construção!

Você pode alcançar seu lugar exclusivo na mente e no coração dos seus clientes. Entenda como e para quem se posicionar, a partir dos valores que diferenciam seu negócio da concorrência. Pensa aí: Qual posicionamento de marca você mais admira? Não importa o tamanho ou segmento do seu negócio: sempre há uma posição de destaque para você conquistar - só depende de você, da sua dedicação e da sua paciência. Entenda que o foco não está no produto ou no serviço que você oferece, e sim na percepção do seu consumidor. Logo, posicionar uma marca vai muito além de promover produtos e serviços. Você precisa ter uma estratégia de posicionamento para ter uma base de sustentação para sua comunicação.

Para se posicionar com sucesso, você precisa conhecer:

  • Quem é seu persona;

  • Quais dores resolve e quais prazeres proporciona;

  • Qual sua proposta de valor;

  • Quais seus diferenciais em relação à concorrência;

  • Como você quer ser visto e reconhecido.

Com essas respostas em mãos, é só criar uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante e transparente possível.

Um case de sucesso para inspirar sua estratégia ;)

Havaianas

Ela deu a volta por cima! A empresa criou suas famosas sandálias de borracha em 1962 e baseou todo o marketing na praticidade, custo-benefício e resistência dos calçados.


Porém, com as mudanças no mercado, mergulhou em uma crise sem precedentes no início dos anos 1990. E mesmo após a crise, com todas as mudanças sofridas pelo mercado, as Havaianas continuaram as mesmas: palmilha branca com tira azul, amarela ou preta.


O resultado? Uma queda expressiva nas vendas!


Porém, em 1994, a marca revoluciona seu posicionamento ao criar mais de 40 opções de cores, triplicando o preço, e investindo em publicidade com celebridades usando suas Havaianas.


A mensagem? "Todo mundo usa, todo mundo quer!" Hoje a marca possui um posicionamento forte, como um produto de sucesso internacional e desejado por todos.


As diferentes estratégias de posicionamento Agora que você já entendeu que se posicionar é importante, você precisa decidir COMO vai se posicionar. Você pode adotar diferentes estratégias, conforme os exemplos abaixo:

  • Posicionamento por benefício: quando a marca deseja evidenciar um benefício exclusivo do seu produto ou serviço, como o melhor preço, a maior qualidade, a tecnologia mais avançada, etc;

  • Posicionamento de concorrência: quando a marca quer evidenciar que o seu produto é melhor que o do concorrente ou fazendo uma comparação que o evidencie;

  • Posicionamento por atributo: dando ênfase às características do produto

  • Posicionamento por aplicação: dando ênfase ao uso do produto

  • Posicionamento por usuário: buscando identificação com público bem específico

E quais as principais vantagens de se conquistar um bom posicionamento para a sua marca? Eu te conto ;) 1. Você reforça seu poder sobre a concorrência. É como se fosse um ima capaz de atrair clientes e tornar sua marca uma referência frente aos demais produtos e serviços disponíveis no mercado. 2. Definir um posicionamento garante um foco centralizado das ações do seu negócio, ou seja, se a segmentação alinhada com a diferenciação de um negócio for torná-lo mais digital, os investimentos em marketing de conteúdo, publicidade, redes sociais e demais canais de promoção podem ser centralizados. 3. Comunicação dos valores da marca, gerando identificação com um público ou segmento específico. 4. Além de ter autoridade no seu segmento, um posicionamento bem definido gera confiança, credibilidade e fidelização, ou seja, o cliente sabe o que pode esperar em termos de qualidade, preço, diferenciação, serviços agregados, porque a marca se posiciona com aqueles valores.


Fato é que um posicionamento bem feito e definido será essencial para que a sua marca tenha vantagem competitiva e seja uma referência para o seu público. E então, vamos começar a definir o posicionamento de marca para o seu negócio, fora e dentro do mundo digital?


Deixe seu comentário!


Priscilla Caminha

Mentora de Realizadores

57 visualizações1 comentário