• Kalinka Carvalho

Como fazer uma Lista de Tarefas Eficaz?

Você chega ao final da semana frustrado porque nāo conseguiu realizar tudo que queria? Quando precisa produzir perde muito tempo procrastinado ou nem sabe por onde começar? No artigo de hoje vamos dar dicas de como montar uma lista de tarefas eficiente.


Fonte: Freepik


Primeiro vamos entender o que é tarefa. Ela é qualquer trabalho, manual ou intelectual. A tarefa tem que ser distinguida do compromisso, pois sāo coisas diferentes e ainda há os projetos. Entāo vamos lá:


· Compromisso: tudo que tem hora e data marcada.

· Tarefa: trabalhos a serem realizados.

· Projetos: conjuntos de tarefas que precisam ser executados para conclusão de algo, tem começo, meio e fim.


Ficou entendido as diferenças básicas? Entāo agora vamos montar nossa lista:


1) Escolha onde vai descarregar suas tarefas, projetos e compromissos. Pode ser uma folha de papel, um caderno, um documento de texto, um aplicativo ou software.

2) Escreva nele tudo que lembrar que precisa fazer, providenciar ou lembrar (inclusive seus compromissos)

3) Hora de organizar a bagunça, depois de lista tudo, identifique o que é compromisso (data e hora marcada) e marque na sua agenda de papel ou digital. Verifique se esse compromisso demanda alguma tarefa (relatório, apresentação etc. Caso demanda escreva em uma lista de contexto, exemplo: lista de coisas de trabalho.

4) Depois de tirar os compromissos, reveja a lista principal e separe também por contexto, exemplo: coisas para fazer na rua, no computador, no trabalho, em casa, etc.

5) Listas divididas por contexto, numere as atividades mais importantes colocando um número na frente da mais importante para a menos importante.

6) Prontinho agora você tem listas prontas.


Como usar a lista de tarefas?


a) Quando estiver por exemplo na rua, acesse sua lista de tarefas do que fazer na rua e vá fazendo as coisas do mais importante ao menos, o que nāo der para fazer, mantenha na lista para fazer a próxima vez que sair.

b) Quando estiver no computador acesse a lista de coisas para fazer no computador, veja o que é mais importante e resolva, acabou seu bloco de tempo do computador, deixe as outras tarefas para finalizar depois quando estiver no computador.

c) Repita o processo em todas as listas de contexto, seguindo sempre a prioridade da tarefa.


Você irá observar que depois de algum tempo algumas tarefas nāo serāo mais importante e você pode excluir da lista e novas entrarão.


Lembre-se sempre de fazer o que chamamos de revisão semanal, verificar se tudo foi realizado, o que ainda precisa ser feito ou providenciando, assim consegue montar o que chamamos de planejamento semanal para a próxima semana.


Fazendo dessa forma sua lista de tarefas você nunca ficará sobrecarregado, terá o controle de suas prioridades e atividades. E se tornará uma pessoa muito mais produtiva.

E importante que isso se torne um hábito diário organizar suas atividades, assim sempre saberá o que tem para fazer e o que precisa ser feito antes. E ai gostou das dicas?


Kalinka Carvalho

Consultora em Organizaçāo e Produtividade

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo