• Michele Mocellinn

Carreira Empreendedora: Trabalhe plenamente na realização do seu propósito

Atualizado: Jun 11

Olá! Deixe me apresentar.


Sou Michele Mocellinn, palestrante, escritora, gestora de RH por formação, especialista em

Gestão Empresarial pela FGV, Master Executive Coach, Mentora Especialista em Carreira, Master Trainer e Master Analista Comportamental. Apaixonada por pessoas e pelo incrível mundo do Desenvolvimento Humano.


Minha outra paixão? Falar sobre carreira e a trajetória para construção dela. Por isso hoje, quero compartilhar com vocês, um pouco da minha experiência nesse mundo desafiador que é se encontrar plenamente na realização do seu propósito.


Você já deve ter ouvido falar, aquela frase já tão clichê, quem trabalha fazendo o que gosta, não trabalha um segundo se quer. Pois é! Mas o que ela quer dizer é que quando encontramos o nosso propósito e conseguimos levar ele para nossa atividade profissional, passamos a desenvolver algo que faz bem não só a nossa saúde física e mental, mas como financeira.


Vou explicar melhor.


Quando decidimos empreender, seja grande ou pequeno, pensamos em algo que realmente gostaríamos de fazer, de praticar, de criar. Buscamos algo que nos traga satisfação, por isso queremos sair do mundo CLT para o empreendedor. Ao contrário, não faria sentido. Também não faria ficar paralisados, sem arriscar no que queremos.



Mas o que poucas pessoas sabem e pensam antes de abrir o próprio negócio é que encontrar o propósito, aquilo que realmente te faz sair da cama feliz de manhã cedo, antes de qualquer decisão como essa, é essencial. Vejo muitas pessoas buscarem no empreendedorismo a satisfação pessoal que não encontram no mundo corporativo ou CLT, mas acabam se frustrando facilmente depois por continuar na mesma situação.


A carreira empreendedora requer disciplina, foco, persistência e principalmente, gostar do que irá fazer. Os desafios pela frente são enormes. Clientes exigentes, muito marketing na divulgação do trabalho, paciência para ver o resultado acontecer, dinheiro que não entra igualmente todos os meses e assim por diante. Mas quer saber? Se você tem certeza do que quer, se você planejar e buscar apoio, tudo pode sair como sonhou.


Deixa compartilhar minha trajetória com vocês.


A decisão em ter minha própria empresa de desenvolvimento humano só veio depois de passar por um longo processo de autoconhecimento e transformação. Quem já passou por isso sabe o quanto é difícil, porém, realizador.


Foi depois de entender que meu propósito é ensinar, treinar e ajudar outras pessoas. Tudo veio pela paixão que tenho em estar cm contato com pessoas, dividir experiências, conhecimento, mas também, pelo profundo prazer de aprender e reaprender.


Quando entendi que isso me satisfazia como pessoa, entendi que também estaria realizada como profissional.


Ganho muito dinheiro fazendo o que faço? Não, definitivamente não. Porém, trabalho e me dedico com vontade, animo e alegria. E isso é fantástico.


Após tomar a decisão, busquei ajuda profissional de uma mentora que já havia passado por todos os processos que eu Michele, iria passar. E foi extremamente fundamental na minha trajetória até aqui. Ela me mostrou os caminhos, me orientou, me ensinou e ajudou em todos os aspectos. Humildade é essencial para quem quer começar.


Sendo assim, hoje também vou compartilhar com vocês, algumas dicas para quem quer uma carreira empreendedora.


- Primeiro passo é conversar com algumas pessoas que já empreenderam ou ainda estão neste mercado. Conhecer os erros e acertos de outras pessoas é de extrema importância.

- Faça uma pesquisa de mercado sobre o seu produto ou serviço que pretende oferecer. Tenha certeza quê existe procura e pessoas para isso.

- Se identifique com o que irá realizar e tenha certeza quê isto está de acordo com o seu propósito de vida.

- Busque orientação de um mentor ou profissional que possa te ajudar nos processos, isso torna o negócio mais assertivo.

- Acredite no seu potencial. Você vai errar, vai ter dificuldades, mas seguir em frente e romper obstáculos é fundamental.


Então, seja seu maior incentivador!

Empreenda com planejamento e muita disciplina.


Michele Mocellinn

Mentora e Coach de Carreira

18 visualizações0 comentário