• Michele Mocellinn

Carreira Empreendedora: É preciso ter a Habilidade de Gerir Pessoas?

Quando as pessoas pensam em empreender em um novo negócio, logo vem a cabeça que o foco deve ser o cliente e o lucro. E claro, empreender em qualquer negócio exige um olhar atento ao cliente e ao resultado que ele dará. Porém, quando o assunto é construir uma carreira empreendedora devemos lembrar que o negócio em si, vai além do resultado financeiro e que para chegar até ele, o empreendedor precisa de pessoas.


E se você empreendedor, precisa de pessoas, faz-se necessário que tenha a habilidade de geri-las.


Gerir e liderar pessoas em seu próprio negócio é muito similar a executar esta árdua tarefa como gestor executivo em uma empresa, por exemplo. As habilidades e competências exigidas no dia a dia de uma empresa exigem da pessoa que estiver a frente dela, a tarefa diária de assimilar esses conhecimentos em prol do resultado. E para que ele seja assertivo, o líder precisa estar sempre a frente.


Independente da área que você empreende, desenvolver e liderar pessoas exige paciência, influência e muita assertividade na comunicação.


Você já deve ter ouvido falar que “todo bom empreendedor é também um bom líder.” Toda empresa promissora leva a frente um líder inspirador. E se você deseja iniciar um negócio ou continuar fazendo com que a sua carreira empreendedora seja promissora, é de suma importância que tenha o espírito de liderança, e isso vai muito além do comandar pessoas.

Fazer a gestão de pessoas exige que você líder saiba conduzi-las em prol de um único objetivo, o “resultado da sua empresa.”


Porém, entretanto, você precisa inspirá-las e motivá-las até lá. E isso nem sempre é fácil porque pessoas apresentam padrões diferentes de comportamento conforme suas necessidades e momentos de vida.


É essencial que você empreendedor, influencie as pessoas envolvidas com o seu negócio, estabelecendo uma relação de confiança através de uma comunicação clara e objetiva. Toda forma de comunicar deve ser explorada assertivamente, tornando a relação próxima para que todos se sintam parte do negócio. Uma vez que eles se sentem assim, os resultados aparecem de forma natural.


Gerir pessoas é fazer com que todas influenciem positivamente o trabalho uma das outras, fazendo com que trabalhem em prol do grupo. Também é fazer com que esse grupo desenvolva a responsabilidade para buscar o resultado. Nada pode ficar inacabado ou ser visto como difícil. Eles precisam entender que são capazes e por isso fazem parte do negócio. Desenvolver essa autoconfiança na sua equipe exige exemplo diário. Portanto, no seu cotidiano, por mais desafiador que ele seja, mostre que você como empreendedor e líder, é responsável com suas tarefas e com o resultado do seu negócio.


Não esqueça que influenciar pessoas também exige, hoje mais do que nunca, mostrar-se resiliente aos fatos e acontecimentos externos. As pessoas que fazem parte do seu negócio precisam acreditar que você, acredita nele e que, não importa o que aconteça, ele dará certo.


Esteja próximo das pessoas que fazem o seu negócio acontecer. Trabalhe a liderança humanizada para que sintam acolhidos e pertencentes ao seu negócio. Nada melhor que uma equipe que se torna família.


Mostre-se um gestor focado em resultado e pessoas. Seja empático e conciliador. Se você acha que ainda não possui essas habilidades, busque ajuda de um profissional para desenvolvê-las.


Nem todo mundo é líder nato. Mas, podemos sim, desenvolver esta habilidade tão importante para que tenhamos uma carreira empreendedora de sucesso.


Michele Mocellinn

Mentora e Coach de Carreira.

24 visualizações0 comentário