• Michele Mocellinn

Carreira Empreendedora e a habilidade de Liderar.


Você sabia que a carreira empreendedora está entre as mais interessantes e que ela vem crescendo a cada dia? Sim. Principalmente entre os jovens de 18 a 25 anos.


Jovens vem buscando empreender cada dia mais pois essa carreira exige muita criatividade e talento, o que eles têm de sobra. Mas sabemos que a vida de empreendedor exige paixão, habilidades e muita persistência em fazer o sonho dar certo.


E de todas as habilidades necessárias para fazer o seu negócio crescer e prosperar, hoje vamos falar da liderança. O seu dia a dia como empreendedor vai exigir que lidere pessoas e conflitos o tempo todo.


A liderança no processo empreendedor, exige atitudes como identificar as emoções das pessoas, saber extrair o melhor delas, ter humildade, saber comunicar o propósito do seu negócio e muito mais. Ser um empreendedor líder significa saber humanizar o seu negócio além de administrar com competência.


As pessoas ao seu redor vão necessitar que você saiba administrar os seus conflitos e suas dúvidas, por isso você vai precisar liderar diversificando informações, tomando decisões e dando exemplos.


Como citei em outro artigo que escrevi aqui para o Empreenda com Impacto, “toda empresa promissora leva a frente um líder inspirador.” E independente do tamanho da sua empresa, ser responsável por uma equipe é incentivá-los diariamente a conseguir resultados extraordinários.


Se formos avaliar os líderes inspiradores que temos na história, perceberemos características comum entre eles. São pessoas revolucionárias, inspiradoras e muito apaixonadas pelo o que fazem.


Posso afirmar com muita certeza, que liderar já inicia em conhecer os seus liderados. Se você não conhece o suficiente o perfil de cada pessoa que trabalha com você, dificilmente saberá como treiná-la e desenvolvê-la.


Também muito importante, é você como dono do negócio, saber “servir”. Se você não sabe servir, liderar não é para você. Aprenda a estar disponível para as pessoas que trabalham na sua empresa, pois além de gerar confiança, você irá reforçar a cultura do trabalho em equipe.


O líder do futuro terá características incríveis como o senso crítico para as tomadas de decisões, a resolução de conflitos, a inovação e atualização constante, a aprendizagem ativa com foco nas competências e uma das habilidades mais importantes, a inteligência emocional.


Um bom líder hoje, já apresenta características como a ética, o poder de influenciar pessoas, de comunicar assertivamente, de saber delegar e principalmente, saber ouvir as pessoas com empatia.


Luiza Trajano, empresária brasileira dona do Magazine Luiza, é um exemplo para mim, pois embasa a sua liderança na simplicidade e transparência. Em uma das suas palestras que tive a honra de assistir de forma online recentemente, ela conta sobre a sua preocupação em agregar crescimento as pessoas para que elas cresçam junto com sua empresa. Ela é um exemplo de pessoa que pensa fora da caixa, preocupada com o desenvolvimento além da geração de empregos.


Quer ser um grande líder independente do tamanho da sua empresa? Aprenda a liderar priorizando as pessoas, a visão e os valores da sua empresa.


Michele Mocellinn

Mentora e Coach de Carreira.

6 visualizações0 comentário