• Maristela Gonçalves

Autoconhecimento & Inteligência Emocional

Olá,

Quando se fala de Autoconhecimento e Inteligência Emocional, entende-se como capacidade que temos de identificar nossas próprias emoções, identificar e entender as emoções dos outros, tomar a decisão de como olhamos para a situação, sabendo gerenciar nossas reações e também nossos sentimentos.


Autoconhecimento e Inteligência Emocional caminham juntos?


Claro que sim, pois quanto mais eu me conheço, mais apto estarei para lidar com as minhas emoções e com as reações advindas delas. Preciso me conhecer o suficiente para entender os gatilhos que trazem determinadas reações, quais os sentimentos que vem à tona, o que eles significam para mim neste momento e dentro de qual contexto isso acontece.


A Inteligência Emocional pede que se olhe para dentro, que se faça uma “auto-observação” e que além de identificar as emoções que estão latentes, se identifique quais conexões estabelecidas entre o pensar, sentir e agir, ter habilidade para gerencia-las sem deixar de lado até mesmo as emoções negativas e a nossa própria vulnerabilidade. Na verdade, quanto mais eu me conheço, quanto mais eu me entendo e me aceito, sou capaz de compreender as minhas diversas formas de agir e de como utilizar meus pontos fortes e pontos de melhoria a meu favor, consequentemente terei condições de reconhecer as emoções e reações daqueles que me cercam, seja na vida pessoal ou na vida profissional, com isso favorecendo minha comunicação e a construção positiva dos relacionamentos.


Todos nós podemos viver uma plenitude desejada pois cada um de nós temos um talento, uma capacidade de se descobrir e de ser melhor a cada dia, porém tudo isso só é possível quando decidimos trilhar o “Caminho do Autoconhecimento”, então te deixo um convite especial para fazermos essa viagem de descoberta sobre nós mesmos e a partir daí podermos fazer a diferença em nossas vidas e também ao nosso redor. Vem comigo?

#pensanisso


Maristela Gonçalves

Psicóloga | Coach Integral Sistêmico

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo