• Kalinka Carvalho

7 Técnicas para Aumentar a sua Produtividade


Freepik


Produtividade é sobre como o processo e as pessoas chegam até determinado resultado. Portanto, quando falamos sobre o assunto temos que pensar em estratégias, estruturas, processos, técnicas e ferramentas que nos auxiliem a ser mais eficientes e eficazes.


A organização pessoal faz com que você otimize seu tempo sendo mais produtivo. Já se trabalha em equipe precisa alinhar a organização pessoal de cada um com o resultado que desejam, tornando a equipe produtiva.


No artigo de hoje vou trazer técnicas que podem te ajudar a ser mais produtivo:


1) Mapa Mental: é uma forma visual e gráfica, de organizar ideias e informações que usa os dois lados do cérebro, tanto o direito quanto o esquerdo. Dessa maneira você consegue envolver tanto o lado emocional como o racional para transmitir um conteúdo.

2) Design Thinking: é uma abordagem que busca solucionar problemas de forma criativa e inovadora.

3) GTD: é uma técnica de produtividade que significa Getting Things Done (A Arte de Fazer acontecer) criada por David Allen composta de 5 etapas: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar.

4) Pomodoro: é uma técnica de gerenciamento de tempo que tem como objetivo estimular a concentração para que o usuário possa concluir seus projetos com mais rapidez e sem distrações, sendo mais produtivo e aliviando a ansiedade. Consiste em separar o tempo em blocos, sendo que cada um deles representa um pomodoro e cada divisão contém 25 minutos.

5) Matriz de Eisenhower: é uma técnica de produtividade que ajuda a priorizar as tarefas de modo que as mais importantes não sejam deixadas de lado pelas que aparecem de repente ou que são urgentes.

6) 5W2H: é uma metodologia cuja base são as respostas para estas sete perguntas essenciais.5 W: What (o que será feito?), Why (por que será feito?), Where (onde será feito?), When (quando?), Who (por quem será feito?) 2H, How (como será feito?), How much (quanto vai custar?).

7) 5S: O 5S é uma técnica de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. A junção no número “5” com a letra “S” vem de cinco palavras japonesas que começam com S: Seiri (Senso de utilização), Seiton (Senso de organização), Seiso (Senso de limpeza), Seiketsu (Senso de padronização) e Shitsuke (Senso de disciplina).


A produtividade envolve três partes principais o sujeito, o tempo e a atividade (da qual se obtém o resultado). Todas essas técnicas e metodologias podem ser usadas no seu ambiente de trabalho como na sua vida pessoal. Elas podem ser usadas individualmente ou em conjunto.


E aí já conhecia algumas delas?

Qual gostaria de aprender mais afundo?

Conhece mais alguma?



Kalinka Carvalho

Consultora em Organização e Produtividade





2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo